Buscar
  • Eletá

Tortilla de Batatas e Maionese (para 6 pessoas) 

Atualizado: 8 de Out de 2019

A receita de hoje é uma receita espanhola, versão Vegan, que o meu pai nos ensinou lá na Espanha. Eles estão aqui em São Paulo nos visitando e aproveitamos para realizar-la em familia. Um prato típico que está em todos os bares e casas espanholas, que você pode comer no almoço, merenda ou janta, como acompanhamento; mais realmente é um petisco que em espanhol se diz “tapa”. Versátil, relativamente fácil e rápido.

INGREDIENTES PARA LA TORTILLA

- 1 kg de batatas

- 18 colheres de sopa de farinha de grão de bico

- Azeite de oliva

- Sal

- Agua

- 1/2 cebola pequena (a gosto e se quiser. Não é necessário)

- 1/4 de pimentão verde (a gosto e se quiser. Não é necessário)

INGREDIENTES PARA A MAIONESE

- Óleo de girassol

- 1/2 xícara de chá de leite de soja

- 1 colher de sopa de Vinagre

- Sal

- 1 pedacinho de alho (a gosto)

PREPARAÇÃO DA TORTILLA

1. Descasque e corte as batatas finas (pode ver na foto), depois lava as batatas.

2. Numa frigideira coloca azeite para fritar as batatas (não precisa de muito azeite. Com1/2 dedo de aceite é suficiente); pode colocar 3 dentes de alho no aceite até dourar os alhos (para temperar o aceite) retira os alhos da panela e começa a fritar as batatas.

3. Enquanto fritas as batatas, corta a cebola e o pimentão pequenininho e refoga até ficar dourado.

4. Num recipiente coloca a farinha de grão de bico e acrescenta aos poucos agua (filtrada ou mineral) e bate com o garfo até dar uma consistência cremosa (fica parecendo com o ovo batido).

5. Uma vez fritas as batatas mistura com a cebola e o pimentão refogado e coloca no preparo da farinha de grão de bico.

6. Uma vez tudo misturado coloca numa frigideira QUENTE, untada com azeite de oliva e deixa uns 5 min, aproximadamente, até dourar o lado de baixo, depois vira para dourar o outro lado e está pronta!

PREPARAÇÃO DA MAIONESE

1. Coloca o leite no liquidificador.

2. Coloca o vinagre, o alho e o sal ao gosto.

3. Liga o liquidificador, tira a tampa pequena redonda, e vai colocando aos poucos o óleo de girassol en cima da hélice até que o líquido se transforme en sólido e dé a consistencia da maionese; e “voilá”… pronta para comer.

DICAS:

Se for aquelas frigideiras especiais para tortilla é muito mais fácil, mas se não tiver não tem problema só tem que ter uma tampa ou prato para virar a tortilla.

O leite que usamos para fazer a maionese foi de soja porque temos comprovado que com os outros leites vegetais não conseguimos a consistencia da maionese, sempre se corta e fica pastoso. Também pode colocar manjericão ou salsa, ou usar a criatividade para ter outras cores e sabores.

Neste caso nos acompanhamos o prato com uma salada de alface, alho-poró, cenoura ralada, manjericão coitadinho e gergelim preto e com “pimientos verdes fritos” que também é bastante típico espanhol. E pronto, já pode disfrutar de uma “tapita” típica espanhola e vegana! E lembra, de preferencia usa ingredientes de cultivo orgânico e de proximidade. A revolução está na mesa!

Que aproveche!!

45 visualizações1 comentário
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now