Buscar
  • Eletá

Feijão da Roça

Vamos começar com este blog de receitas veganas, que fazem parte do nosso dia a dia e que queremos compartilhar com vocês. Esperamos que gostem e desfrutem! Já sabem que o ingrediente principal de todas as receitas e o amor, carinho e paz quando cozinhamos. Utilizar ingredientes orgânicos e de proximidade (o máximo que possam) porque já sabem que a través do que consumimos podemos ser a mudança que queremos no mundo. Vamos junt@s!

Este prato que colocamos o nome de Feijão da Roça, é um prato básico, importarte, relativamente rápido e acessível, que faz parte do nosso menú de vida e que amamos. Ele é fácil de adaptar, dependendo dos legumes de temporada e do que temos na geladeira, e nos deixa fortes e prontas para, por exemplo, um dia de inverno.

Ingredientes para o feijão:

- 300 gr de Feijão rajado

- 1 cebola grande

- 3 dentes de Alho

- 1/2 pimentão verde

- 2 gomos de abóbora

- 1 cenoura8 quiabos

- 3 folhas de louro

- 1/2 xícara de coentro (ou salsa) fresco picado

- 1 colher de chá de cúrcuma

- Azeite de Oliva

- Sal

Ingredientes para a farora:

- 1 cebola pequena

- 1/2 xícara de castanhas de caju

- 1 xicara e meia de farinha de mandioca da Bahía

- Azeite de oliva

- Sal

Ingredientes para o arroz:

- 1 xícara de arroz branco organico ou basmati

- 3 dentes de alho

- Sal ao gosto

Preparação do Feijão:

Coloca o feijão de molho na noite anterior. De manhã lava o feijão e coloca na panela de pressão com folha de louro e Água (dois dedos acima do feijão), bota no fogo alto até a panela de pressão começar a soar, em seguida coloca no fogo medio e deixa cozinhar de 15 a 20 min. Enquanto o feijão cozinha, lava, descasca e corta os legumes e temperos (os legumes cortados pequenos e os temperos bem pequenininhos); Fazer um refogado no azeite de oliva: primeiro coloca a cúrcuma em pó, acrescenta o alho, depois a cebola até ficar dourada, depois o pimentão. Refogar de 3 a 5 min e depois coloca os legumes: cenoura, abóbora e quiabo, e sal à gosto; Quando o feijão estiver pronto, deixa a pressão sair, abre a panela, coloca os refogado de legumes, mexe e acrescenta o sal, deixa ferver mais uns 5 min com a panela tampada (sem travar), desliga o fogo e por último coloca o coentro (ou salsa, se preferir), mexe, tampa a panela e deixa repousar. E pronto!

Preparação da Farofa:

Coloca numa frigideira a cebola cortadinha e uma colher de chá de azeite de oliva; Refoga a cebola e quando estiver transparente, acrescenta castanha de caju (ou outro fruto seco da sua preferencia, amendoim fica muito bom). Doura a cebola e a castanha; Acrescenta 2/4 de xícara de azeite de oliva e imediatamente coloca a farinha; Coloca o sal a gosto e mistura tudo, até que a farinha começa a ficar torradinha (de 3 a 5 min aproximadamente)

Preparação do Arroz:

Descascar os dentes de alho, cortados na longitudinal, depois no meio, e depois cortadinho em quadradinhos bem pequenos; Coloca uma colher de chá de azeite de oliva na panela, acrescenta o alho até dourar; Coloca uma xícara de arroz, deixa refogar uns 2 min o arroz no alho e acrescenta 2 xícaras e meia de água e tampa a panela em fogo alto; Quando começar a ferver, deixa a tapa meia aberta e deixa no fogo médio até que seque a água, e desliga.

----

Pode acompanhar com uma boa salada orgânica com folhas, salsa ou coentro, sementes de girassol e tomate e limão rosa.

E agora a desfrutar dessa maravilhosa comida orgânica e vegana!

Dica: para absorção do ferro, coloca umas gota de limão no feijão antes de comer ou umas rodelas de laranja (vitamina C)

*Dé preferencia a ingredientes de cultivo organico e de proximidade.



46 visualizações1 comentário
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now